Directo ao conteúdo
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

Seminário sobre Investimento no sector Florestal em Maputo - Embaixada da Finlândia, Maputo : Actualidades

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Maputo

P.O. Box 1663 / Avenida Julius Nyerere 1128
Maputo, Mozambique
Tel. +258 21 482 400
E-mail: sanomat.map@formin.fi
Português | Suomi | Svenska | 
Tamanho de letra_normalTamanho de letra_maior
 
Notícias, 06-06-2005

Seminário sobre Investimento no sector Florestal em Maputo

O governo moçambicano, através da Direccão Nacional de Florestas e Fauna Bravia do Ministério da Agricultura, e junto com a embaixada, promoveu um seminário que congregou representantes de diversos ministérios, países e organizações estrangeiras no debate sobre as possibilidades de investimentos no setor florestal em Moçambique.


Participantes do seminário

O seminário foi essencialmente dirigido à busca de políticas legais de financiamento externo e à procura de mecanismos que possibilitem o desenvolvimento do sector com a ajuda do sector privado. Durante o seminário de um dia, foram feitas diversas e elaboradas apresentações por instituições financeiras, investidores bem como governos.

S.Ex. Tomás Mandlate e o Embaixador Kauppinen reforçam a importancia das florestas no alívio da pobreza

O Ministro da Agricultura, Tomás Mandlate, abriu o seminário falando da necessidade de investimento nas áreas florestais do país. A indústria florestal é dirigida à exportação de madeira, principalmente de toros não processados. O ministro ressaltou que o governo não está satisfeito com essa situação e portanto está a procurar alternativas para um investimento mais saudável do sector privado. Ele também ressaltou a importância do plantio de florestas como base para o desenvolvimento comunitário e como meio de acabar com a pobreza absoluta.

O Embaixador Kauppinen reforçou que as florestas também tiveram um papel importante em resgatar a Finlandia da pobreza. Atualmente as florestas participam na produção da riqueza nacional e contribuem no desenvolvimento de outros sectores. Assim sendo, segundo o embaixador, a importância da discussão sobre as florestas moçambicanas por líderes moçambicanos.


Embaixador Kauppinen, Ministro Mandlate e Director Cuco

Exemplos práticos do uso sustentável de recursos de florestais

Após o seminário foi feita uma visita a Sappi Forest Products e Sappi Kraft (Pty). Sappi, um empreendimento gigante florestal sul-africano, organizou uma visita à suas estufas, plantações e unidade de processamento de polpa. A visita proporcionou uma oportunidade interessante e informativa para que um grupo selecto de participantes aprendesse como a Sappi trabalha a madeira desde o plantio até a polpa e papel. Ao organizar essa visita, os executivos da Sappi deram exemplos de como Moçambique pode desenvolver seu sector florestal.

Experiências encorajam futuros passos no sector

As várias elaboradas apresentações do seminário e a visita encorajaram o Governo de Moçambique e a Embaixada da Finlândia a continuar com os trabalhos.

O governo de Moçambique vê os esforços para uma contínua melhoria do investimento ambiental como uma das formas primárias de aproveitamento do potencial não utilizado do sector florestal.

Políticas relacionadas ao desenvolvimento de empregos e PARPA são mais eficazes nas áreas rurais através do desenvolvimento florestal sistemático. Ambos , a administração sustentável das florestas naturais, assim como os investimentos de grande escala em plantações de rápido crescimento, são bem recebidos pelo governo e uma maior cooperação com parceiros e investidores interessados e instituições financeiras são muito encorajados.

A Embaixada da Finlândia continua a contribuir para o sector florestal em Mocambique. A embaixada actualmente planeija actividades no sector agrícola e desenvolvimento rural além do seu apoio ao PROAGRI.

Imprima esta página

actualizados 10-06-2005


© Embaixada da Finlândia, Maputo | Contatos