Directo ao conteúdo
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

Estabelecimento das relações diplomáticas - Embaixada da Finlândia, Maputo : Finlândia e Moçambique : Relações diplomáticas

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Maputo

P.O. Box 1663 / Avenida Julius Nyerere 1128
Maputo, Mozambique
Tel. +258 21 482 400
E-mail: sanomat.map@formin.fi
Português | Suomi | Svenska | 
Tamanho de letra_normalTamanho de letra_maior
 

Estabelecimento das relações diplomáticas

A República Popular de Moçambique foi reconhecida pela Finlândia a 4 de Julho de 1975, e as relações diplomáticas foram estabelecidas duas semanas depois, a 18 de Julho de 1975. O embaixador finlandês da Tanzânia, o Sr. Martti Ahtisaari, que para além do seu cargo na Tanzânia estava também acreditado para Lusaka (Zâmbia) e Mogadishu (Somália), foi nomeado embaixador para Moçambique a 29 de Agosto de 1975. Em Outubro do mesmo ano, o Sr. Ahtisaari visitou Moçambique por uma semana e submeteu as suas credenciais ao Presidente Samora Machel, a 16 de Outubro de 1975, na cidade de Maputo, ainda denominada na altura de Lourenço Marques.

No início, a embaixada finlandesa da Tanzânia ocupava-se também das relações com Moçambique. Embora a embaixada estivesse situada muito longe de Moçambique, a Finlândia podia sempre contar com a cooperação nórdica. A Suécia já possuía uma embaixada em Maputo, encabeçada por um encarregado de negócios, a qual podia oferecer a sua ajuda caso fosse necessário.

A 1 de Agosto de 1989 foi fundado em Maputo um escritório encarregado da cooperação para o desenvolvimento, sob a autoridade da embaixada de Dar-es-Salam. Isto fez com que a Finlândia pudesse enviar funcionários para administrar os seus projectos de cooperação. Em 1999, a embaixada responsável pelas relações com Moçambique passou a ser a embaixada de Pretória em vez da de Dar-es-Salam. A Finlândia teve um encarregado de negócios responsável por Moçambique até 2003, ano em que foi acreditado o primeiro embaixador residente em Maputo.

 

 

Imprima esta página

Este documento

actualizados 04-03-2009


© Embaixada da Finlândia, Maputo | Contatos