Directo ao conteúdo
Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

As ONGs finlandesas em Moçambique - Embaixada da Finlândia, Maputo : Cooperação de desenvolvimento : As ONGs finlandesas em Moçambique

EMBAIXADA DA FINLÂNDIA, Maputo

P.O. Box 1663 / Avenida Julius Nyerere 1128
Maputo, Mozambique
Tel. +258 21 482 400
E-mail: sanomat.map@formin.fi
Português | Suomi | Svenska | 
Tamanho de letra_normalTamanho de letra_maior
 

As ONGs finlandesas em Moçambique

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia financia os projectos das ONG finlandesas nos países em desenvolvimento através de fundos destinados à cooperação para o desenvolvimento. O financiamento da cooperação para o desenvolvimento às ONGs é administrado pela secção das ONGs do departamento de política de desenvolvimento do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

As ONGs finlandesas que trabalham com a cooperação para o desenvolvimento contam com muitos membros e têm muita influência na política de desenvolvimento. Os projectos organizados pelas ONGs reforçam a interacção entre os cidadãos finlandeses e os dos países em desenvolvimento. Dotam a cooperação de uma mais-valia finlandesa e fortalecem a pluralidade no conjunto da cooperação finlandesa.

O Centro de Serviços de Cooperação para o Desenvolvimento (Kehitysyhteistyön palvelukesus, KEPA, www.kepa.fi), uma plataforma de ONGs finlandesas que trabalham com a cooperação para o desenvolvimento, dispõe de um escritório em Moçambique, fundado desde 1991. O escritório local do KEPA apoia tanto as ONGs finlandesas que têm ou planificam actividades em Moçambique como as organizações moçambicanas que trabalham para fortalecer a sociedade civil.

Durante o ano de 2012, oito ONGs finlandesas obtiveram financiamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

1. Ajuda da Igreja Finlandesa ao Estrangeiro

KUA tem dois projetos em Moçambique. Um projeto visa melhorar os direitos das mulheres e prevenir SIDA. O outro desenvolve meios de subsistência na província de GAZA. Para mais informações, veja o site www.kua.fi.

2. Äetsän seudun kehitysmaaseura

O projeto de Äetsän seudun kehitysmaaseura desenvolve LEADER grupos em Alto Ligonha.

3. Taksvärkki

O projeto de Taksvärkki oferece formação profissional para jovens em Chamanculo, Maputo. Para mais informações, veja o site www.taksvarkki.fi.

4. Fundação PLAN Finlândia

O projeto de PLAN Finlândia se concentra na educação infantil. Para mais informações, veja o site www.plan.fi.

5. Centro de Solidariedade Sindical da Finlândia

 O projeto desenvolve os sindicatos dos metalúrgicos em Moçambique. Para mais informações, veja o site www.sask.fi.

6. Cruz Vermelha Finlandesa

Os projetos se concentram na saúde, segurança alimentar e preparação para desastres em comunides. Para mais informações, veja o site www.spr.fi.

7. UFF Finlândia

A organização UFF Finlândia (U-landshjälp från folk till folk i Finland) e a sua organização parceira moçambicana ADPP tinham em Moçambique, no ano de 2012, dois projectos financiados pelo Governo Finlandês.  Para mais informações, veja o site www.uff.fi.

8. Federação Finlandesa de Pessoas com Deficiências

O parceiro da organização em Moçambique é o ACRIDEME. O seu projeto apoia aos jovens com deficiências e as suas familias. Para mais informações, veja o site www.kehitysvammaliitto.fi.

Para mais informações, veja os sites das organizações.

 

Imprima esta página

actualizados 03-12-2012


© Embaixada da Finlândia, Maputo | Contatos